Portal do Governo Brasileiro
Imprensa Trade Mice Blog Dicas práticas Acesso a Informação Serviços de Publicidade Contato Arquivos para download
Português - BR
e personalize sua experiência.
Conecte-se com Facebook
Conectando sua conta Facebook você poderá ver os destinos preferidos de seus amigos, comentar sobre as atrações e salvar sua Wishlist para que sempre tenha seus destinos favoritos na palma da mão.
Role a página para descobrir mais
CULTURA NO RIO DE JANEIRO
é o Brasil de 12/Jul/2015 a 19/Jul/2015

Arte e arquitetura nas fachadas
ATRAÇÃO IMPERDÍVEL
X
Quinta da Boa Vista

O belíssimo edifício de estilo neoclássico, residência da família imperial no século XIX, hoje abriga o Museu Nacional do Brasil, um
parque e o Jardim Zoológico
do Rio de Janeiro. 

X
Museu de Arte Contemporânea

O prédio, que fica em Niterói, foi
projetado pelo grande arquiteto
Oscar Niemeyer e tem formas
arredondadas, que valorizam
ainda mais o relevo e a
paisagem.

X
Palácio Gustavo Capanema

Este marco arquitetônico projetado
por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer
foi o primeiro grande prédio
modernista do mundo. No
térreo, um belo painel
de azulejos azuis de
Portinari.

X
Lapa

Berço da boemia carioca, o bairro tem um dos conjuntos arquitetônicos mais ricos da cidade,
com seus famosos arcos e
prédios do início do século
recém-restaurados.

MOTIVOS PARA CONHECER
Bem Estar

Spa

Petrópolis, Nova Friburgo, Cabo Frio e a cidade do Rio de Janeiro oferecem variedades de serviços relacionados ao turismo de bem-estar e se destacam como um dos principais destinos turísticos do País atraindo turistas internacionais que buscam a excelência brasileira na área dos tratamentos estéticos.

Compras

Rua Visconde de Pirajá

A Rua Visconde de Pirajá é referência em grifes cariocas. Lá os turistas podem encontrar os famosos biquínis que atualmente são comercializados nas principais lojas de departamentos no Exterior. Também são encontradas peças femininas e masculinas para ocasiões informais.

Compras

Rua Garcia D’avila

Localizada no bairro de Ipanema, reúne as principais grifes de luxo do mundo, desde vestuário aos artigos acessórios e de joalheria. Vale conhecer, também, o Museu Amsterdam Sauer com mais de 3 mil pedras preciosas.  

Compras

Saara

A Sociedade dos Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega (Saara) é uma associação formada em 1962 pelos comerciantes de uma das mais antigas e dinâmicas áreas comerciais do Rio de Janeiro. Possui todos os tipos de mercadorias e atrai mais de 80 mil pessoas por dia.

Compras

Feira de São Cristovão

Feira de São Cristóvão é a opção carioca para comprar, comer e se divertir, pois oferece artesanato, comida, bebida, folclore e muita música. O Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas está localizado no Bairro de São Cristóvão e reúne mais de trezentas mil pessoas todo mês.

Compras

Feira do Rio Antigo

Feira Rio Antigo é um evento turístico/cultural tradicional da Rua do Lavradio e seu trabalho prima pela requalificação sociocultural do Novo Rio Antigo através da Associação Polo Novo Rio Antigo e tem a brasilidade como sua principal característica.

Compras

Rua do Lavradio

A Rua do Lavradio, a primeira rua residencial da cidade, abraça este evento que acontece todo primeiro sábado do mês e ganha um clima especial com a parte dos lojistas, antiquários, expositores e dos bares e restaurantes locais, que colocam mesas e cadeiras ao ar livre criando um clima de festa.

Cultura

Passeio pelos prédios históricos

Passear pelas ruas do centro é como fazer uma viagem ao passado. A cidade tem mais de uma centena de bens tombados de diferentes épocas, como a Quinta da Boa Vista, belíssimo edifício de estilo neoclássico, e a Confeitaria Colombo, que guarda muito do estilo art nouveau do início do século.

Cultura

Roteiro de Arquitetura Modernista

Passeie em um museu a céu aberto. O Rio de Janeiro conta com vários exemplos de edifícios modernistas, como o Palácio Gustavo Capanema, que tem painéis de azulejo do artista brasileiro Cândido Portinari e jardins do renomado paisagista Burle Max.

Cultura

Visita a museus

Da época em que foi sede do Governo Federal, a cidade herdou, além de belas construções, diversos museus e espaços culturais, como o Museu da República, no Palácio do Catete, e o Museu Nacional do Brasil, na Quinta da Boa Vista. O MAC de Niterói é impressionante, tanto pelo seu acervo quanto pelas curvas do projeto.

Cultura

CCBB

O edifício neoclássico começou a ser erguido em 1880. Mais de 100 anos depois, em 1989, o Banco do Brasil resolveu resgatar esse patrimônio e ali inaugurar seu Centro Cultural. O projeto preservou o requinte da obra original. Além da relevância arquitetônica, consulte também a sua excelente programação cultural.

Cultura

Cidade amiga

O Rio é um dos principais destinos brasileiros do turismo LGBT. A cidade tem vários locais especializados para receber o público e todos os anos tem melhorado a sua infraestrutura para atender aos interesses dos turistas. Eleita pelo site TripOutGayTraveler como a cidade gay mais sexy do mundo.

Cultura

Palácio do Catete / Museu da República

Foi a sede do governo brasileiro de 1897-1960, por onde passaram 18 presidentes. Este local foi o palco de importantes acontecimentos na história do país, como o anúncio da participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial e o suicídio de Getúlio Vargas, presidente na época.

Cultura

Cidade da música

O samba é por excelência carioca. Este está presente para além do Carnaval e é celebrado no dia a dia da cidade. A bossa nova é ainda a principal referência musical brasileira no estrangeiro. Um pouco mais barulhento é o funk carioca.

Cultura

Museu de Arte Moderna

Contém 11 mil obras na sua exposição permanente, entre as quais encontram-se pinturas e esculturas de artistas de renome Internacional. Artistas brasileiros como Di Cavalcanti, Lygia Clark, Helio Oiticica, Franz Weissmann, Amílcar de Castro e Wyllis de Castro também têm obras em exposição.

Cultura

Estádio Maracanã

Inaugurado em 1950 como sede do Campeonato do Mundo de Futebol, o Estádio Mário Filho vai receber a final do torneio de 2014. O Maracanã já chegou a comportar 200 mil pessoas. Foi palco de grandes acontecimentos do desporto, como o milésimo gol de Pelé (1969). Contém um museu dedicado ao futebol.

Cultura

Marina da Glória

Porto onde atracam embarcações nacionais e internacionais com infraestrutura para a prática de vela e aluguel de barcos. No local também são realizados espetáculos e eventos.

Cultura

Passeio pelo Centro

O centro carioca é um lugar que emana história. Um passeio pelos principais pontos desta região leva os visitantes numa viagem até ao Rio antigo, uma cidade que mistura a forte influência europeia e a paisagem costeira tropical.

Cultura

Niterói

Cidade com maior Índice de Desenvolvimento Humano do Estado do Rio de Janeiro, Niterói é um destino agradável e cheio de atrações naturais que podem ser conhecidas num passeio de um dia. Aqui encontra-se o Museu de Arte Contemporânea. Símbolo da cidade, o edifício do MAC é um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer.

Cultura

Forte de Copacabana

Inaugurado em 1914, para reforçar a defesa da Baía de Guanabara, é um ponto turístico com uma vista privilegiada. Tem uma filial da tradicional Confeitaria Colombo.

Cultura

Passeio Público

Na década de 1760, o Mestre Valentim recebeu a tarefa de construir um parque para a cidade do Rio de Janeiro. Ainda hoje o Passeio Público mantém o grande portão em ferro forjado em estilo rococó, destacando o brasão com as armas reais.

Cultura

Mosteiro de São Bento

Fundado no século XVI por monges beneditinos, agrega mosteiro e igreja. O conjunto ainda conserva em sua frontaria o caráter da edificação iniciada em 1617. O interior da igreja é riquíssimo e totalmente forrado com talha dourada. É considerado um dos principais monumentos da arte colonial do País.

Cultura

Igreja Nossa Senhora da Glória

No século XVII havia originalmente uma capela dedicada a Nossa Senhora da Glória, no morro hoje conhecido como Outeiro da Glória. A atual igreja foi edificada em princípios do século XVIII e concluída em 1739, segundo projeto atribuído ao tenente-coronel José Cardoso Ramalho.

Cultura

Arcos da Lapa

No período do governo de Aires de Saldanha (1719–1725) foi construído um aqueduto que trazia a água das nascentes do rio da Carioca, ao longo das encostas da serra de Santa Teresa, até o largo da Carioca. O Aqueduto da Carioca, como foi chamado, veio a servir depois de viaduto para os bondes.

Cultura

Teatro Municipal

Em 1903, o prefeito Pereira Passos lançou um edital com um concurso para a apresentação de projetos para a construção do Theatro Municipal. Para decorar o edifício, foram chamados os mais importantes pintores e escultores da época, como Eliseu Visconti, Rodolfo Amoedo e os irmãos Bernardelli.

Cultura

Palácio Gustavo Capanema – Edifício do Ministério da Educação e Saúde

O edifício é o símbolo mais importante da arquitetura moderna no Brasil e a primeira aplicação, em escala monumental, das ideias de Le Corbusier. O edifício possui painéis de Portinari, jardins de Burle Marx e uma escultura de Celso Antônio Dias.

Cultura

Associação Brasileira de Imprensa

Construída de acordo com a linguagem preconizada por Le Corbusier, a edificação apresenta notável mérito arquitetônico. Todo o mobiliário e demais equipamentos que servem ao prédio foram projetados pelos irmãos Roberto.

Cultura

Biblioteca Nacional

A criação da Real Biblioteca no Brasil está ligada à transferência de toda a família real e da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808. A Biblioteca Nacional do Brasil, considerada pela Unesco uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina.

Cultura

Antiga Casa da Moeda

O Ministro da Fazenda, Joaquim José Rodrigues Torres, Visconde de Itaboraí, solicitou das Câmaras, em 1853, o crédito necessário para a construção de uma sede própria para a Casa da Moeda do Rio de Janeiro, que havia sido fundada em 1767 para fundir e cunhar o ouro extraído das minerações. 

Cultura

Casa de Rui Barbosa

A casa foi construída em meados do século XIX e adquirida por Rui Barbosa em 1893. O prédio, de estilo neoclássico, é cercado por um belo jardim, tem sobrado parcial centrado pela fachada principal com uma série de portas e janelas. Uma larga varanda corre paralela à fachada principal.

Cultura

Chácara do Céu

Antiga propriedade da família de Raimundo de Castro Maia, onde seu filho, Raimundo Otoni de Castro Maia, reuniu valiosa coleção de arte. O imóvel faz parte da Fundação Raimundo Otoni de Castro Maia e foi transformado em museu em 1972.

Cultura

Conjunto arquitetônico de casas no Catete (34 casas)

Essas construções, posteriores à do Palácio do Catete, são assobradadas, características dos meados e do final do século XIX. Tinham finalidade residencial. Prédio com portas no térreo, janelas rasgadas com sacadas isoladas ou corridas nos sobrados.

Cultura

Museu Nacional de Belas-Artes

O prédio, de proporções monumentais, foi edificado na então recém-inaugurada Avenida Central, atual Rio Branco. Idealizado por Adolfo Morales de Los Rios é constituído por quatro alas em torno de um pátio central.

Cultura

Fundação Castro Maia

Prédio simples, de dois pavimentos, grande varanda na frente, modificado para aparência de colonial brasileiro. Os dois pavilhões anexos foram executados depois de 1920, assim como a reforma do grande bosque. No acesso há várias estátuas de cerâmica portuguesa.

Cultura

Igreja da Candelária

A construção teve início em 1755, terminando em 1811. Apresenta planta em cruz latina, com duas sacristias, uma de cada lado. A influência italiana é evidente no revestimento interior, que é de mármore e não de talha de madeira, à maneira portuguesa.

Cultura

Copacabana Palace

Inaugurado em 1923, o prédio tradicional do Hotel Copacabana Palace – de frente para a Avenida Atlântica – foi construído pelo arquiteto J. Gire. Dispõe de 145 quartos, além de lojas, restaurante, bar e serviços gerais no andar térreo e grandes salões no primeiro pavimento.

Cultura

Paço Imperial

A Ordem Régia de 27 de novembro de 1730 autorizou a construção de uma casa destinada à moradia dos vice-reis, no Rio de Janeiro. O antigo Paço da Cidade, inaugurado em 1743, projetado pelo Engenheiro José Fernandes Pinto Alpoim, ocupa uma área de 2.940m², no Centro Histórico do Rio de Janeiro.

Cultura

Fortaleza de São João

Foi erguida na ponta do Morro Cara de Cão, na entrada da barra da Baía de Guanabara, ao lado do Morro do Pão de Açúcar, em uma área hoje pertencente ao Exército Brasileiro. É um verdadeiro mirante secular aberto para a baía, constituída por três redutos e um grande Forte, o Forte São José.

Cultura

Patrimônio Imaterial

O samba carioca – partido alto, samba de terreiro e samba enredo – é a música que ecoa na capital carioca, de janeiro a dezembro.

Cultura

Patrimônio Imaterial Jongo

O jongo (ou caxambu) é uma dança de roda praticada por homens e mulheres de comunidades afrodescendentes no Rio de Janeiro e em outros estados brasileiros.

Diversão

Noite na Lapa

Berço da boemia carioca, a Lapa é um dos principais pontos de referência da sua vida noturna desde os anos 50. Graças aos seus famosos cabarés e restaurantes, era muito frequentado por artistas e intelectuais. Hoje, você pode escolher entre os vários bares e casas noturnas que garantem a animação até o dia clarear.

Diversão

Santa Teresa

Um dos lugares mais pitorescos do Rio, este recanto situa-se numa colina e contém inúmeros ateliês, bares e restaurantes, que dão às ruas um ambiente boêmio.

Diversão

Baixo Gávea

Região boêmia fora do eixo turístico, esta tem vários bares e restaurantes frequentados por artistas, jornalistas e jovens cariocas. A sua intensa vida noturna agrada aos visitantes estrangeiros, que podem ver de perto como é que o público local se diverte.

Ecoturismo e Aventura

Corcovado

Subir no topo de um dos cartões postais mais famosos do mundo é programa obrigatório de quem vai ao Rio de Janeiro. Além da companhia ilustre do Cristo Redentor, você vai apreciar um impressionante panorama, que vai te ajudar a compreender, ainda mais, o apelido “Cidade Maravilhosa”.

Ecoturismo e Aventura

Trilhas Cariocas

Se for aventureiro e quiser conhecer praias quase selvagens, não deixe de visitar as trilhas que saem da Barra de Guaratiba. A primeira é a do Perigoso, que, ao contrário do nome, tem águas calmas, assim como a seguinte, Búzios. Lá fica a pedra da Tartaruga, ponto de rapel que oferece uma vista incrível.

Ecoturismo e Aventura

Jardim Botânico

Criado pelo rei dom João VI em 1808, contém espécies raras da flora brasileira e é um local de lazer para crianças e adultos. Os destaques são as palmeiras imperiais centenárias e a estufa com mais de 600 espécies de plantas e o Jardim Sensorial, para as pessoas com deficiência visual.

Ecoturismo e Aventura

Aterro do Flamengo

Conhecido oficialmente como parque Eduardo Gomes, o Aterro do Flamengo é um dos mais bonitos e populares parques do Brasil. Criado a partir de diversas obras de nivelamento do terreno, entre as principais atrações do local destacam-se os jardins criados por Burle Marx, com vegetação nativa.

Ecoturismo e Aventura

Rampa da Pedra Bonita

Este é o local mais tradicional para a prática do voo livre no Brasil. A altitude de 597m proporciona uma vista única da cidade.

Ecoturismo e Aventura

Parque do Flamengo

Envolve uma área desde o Aeroporto Santos Dumont até o morro da Viúva e o início da praia de Botafogo. É o resultado do aterro de uma larga faixa fronteira à Esplanada do Castelo, à Lapa, à Glória, ao Russel e ao Flamengo, realizado com material proveniente do desmonte do morro de Santo Antônio.

Ecoturismo e Aventura

Parque Nacional da Tijuca

Visite a maior floresta urbana do mundo e uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta. Caminhe pelas trilhas, depois relaxe em uma de suas cachoeiras. Os mais aventureiros podem subir ao topo de cartões postais do Rio, como a Pedra Bonita, Pico da Tijuca ou a espetacular Pedra da Gávea.

Ecoturismo e Aventura

Mergulho no arquipélago de Cagarras

Além de ser um ponto incrível de mergulho, com uma boa visibilidade e uma incrível biodiversidade marinha, que inclui golfinhos e tartarugas, você vai poder observar inúmeras aves, que buscam sua vegetação (tÌpica da Mata Atlântica) para se abrigar.

Ecoturismo e Aventura

Voo livre: apreciando a cidade do céu

A Pedra Bonita e seus 696 m de altitude, localizados no Parque da Tijuca, além de oferecerem uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro, têm um dos programas mais radicais da cidade. A experiência de saltar de asa delta do alto da pedra é emocionante, e revela as belezas da cidade sob uma ótica única.

Ecoturismo e Aventura

Montanhismo no bairro da Urca

O bairro da Urca abriga um conjunto de formações rochosas que fazem a alegria dos montanhistas. É importante ter experiência e contar com equipamentos de segurança para aventurar-se pelas vias – apenas no Pão de Açúcar há mais de 50, com destaque para a do Costão, a mais conhecida entre os escaladores.

Ecoturismo e Aventura

Cristo Redentor/Penhasco do Corcovado

Um dos pontos turísticos de maior atração no Rio de Janeiro, o Corcovado, é uma montanha de 704m de altitude, localizada no extremo frontal da Serra da Carioca, visitado pela primeira vez no início do século XIX.

Esportes

Lagoa Rodrigo de Freitas

Esse é o local preferido para a prática de ciclismo e remo. Além de símbolo do Rio, é uma imensa área de lazer e o maior centro gastronômico ao ar livre da América Latina. Contém 3 parques (Cantagalo, Taboas e Patins), 9,5 km de ciclovias e 25 quiosques com bares e restaurantes.

Esportes

Cidade Maravilhosa sobre duas rodas

Contemple todo o esplendor do Rio pedalando pelos 302km de ciclovias urbanas, muitos deles à beira da orla da Zona Sul, onde estão as mais belas e conhecidas praias. Se o seu negócio é adrenalina, aproveite as trilhas para downhill e mountain bike, concentradas principalmente no Parque da Gávea e na Floresta da Tijuca.

Sol e Praia

Praia de Ipanema

Uma das praias mais agitadas do Rio de Janeiro, fica ainda mais animada durante o Carnaval. O posto 9 é o mais disputado e é preciso chegar cedo para conquistar o seu lugar na areia. Mas vale a pena. Além de muita gente bonita desfilando por lá, você vai ver um dos mais belos pores-do-sol da cidade.

Sol e Praia

Copacabana

Os 4km de areia mais famosos do Brasil são a cara do carioca, com todo seu carisma e bossa. Copacabana fervilha dia e noite, e lá você pode pegar uma praia ou apenas passear pelo calçadão e sentar para tomar uma água de coco apreciando a paisagem. Não deixe de passar pelo Hotel Copacabana Palace, um clássico do Rio.

Sol e Praia

Arpoador

Uma famosa pedra que invade o mar separa a Praia de Copacabana de Ipanema e do Leblon. Além de uma vista sensacional, uma das mais bonitas do Rio, com o Morro Dois Irmãos ao fundo, o local é point de surfistas. Sente em um dos barzinhos no calçadão para assistir ao pôr do sol. Bater palmas para ele é um tradição do local.

Sol e Praia

Praia da Barra da Tijuca

A maior praia do Rio tem cerca de 18 km de extensão. Frequentada principalmente pelos moradores locais, tem ondas que atraem os praticantes de surf, windsurf e bodyboarding. Se estiver por lá, experimente um de seus excelentes bares e restaurantes.

Negócios, Eventos e Incentivos

Centro de Convenções Rio Centro

O Rio Centro tem uma área total de 571 mil m² e uma capacidade para receber eventos com aproximadamente 20 mil pessoas. Conta com cinco pavilhões para feiras, exposições, congressos e convenções. Foi sede do Rio+20 em 2012 e sediará o Centro de Mídia da Copa do Mundo em 2014.

Negócios, Eventos e Incentivos

Marina da Glória

O Centro de Eventos Marina da Glória possui dois pavilhões, sendo o maior com 3 mil m² e capacidade para 3.500 pessoas, inclusive nas áreas de circulação, e o segundo com 1.100m² e capacidade para 800 pessoas. Ainda conta com um auditório com sala de reuniões, copa e cozinha de apoio, para 180 pessoas.

Negócios, Eventos e Incentivos

Píer Mauá

O Píer Mauá possui espaços centenários tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) integrando a zona portuária à cidade, que recebem eventos culturais e de negócios, em dois pavilhões de 3.500m² cada, permitindo o uso combinado de áreas externas e internas.

O QUE SE VIVE EM
Rio de Janeiro
Gostou das fotos? Elas foram tiradas e postadas por pessoas que viveram momentos especiais aqui e registraram no Instagram. Nada melhor do que ver o Brasil, e tudo o que você pode viver, exclusivamente pelos olhos de outras pessoas que já passaram por aqui. Com ou sem filtro. :)
ram76
LIKES 12

03/08/2012


Tirada em Rio De Janeiro, Brazil
illycoops
LIKES 1

16/10/2012


Tirada em rio
elisa1101
LIKES 3

25/11/2011

Sidewalk, Copacabana Beach
Tirada em Copacabana Beach
CLIMA AO
LONGO DO ANO
Sua localização
Seu destino

Temperatura média durante o ano

JAN
23° 30°
FEV
24° 30°
MAR
23° 29°
ABR
22° 28°
MAI
20° 26°
JUN
19° 25°
JUL
18° 25°
AGO
19° 26°
SET
19° 25°
OUT
20° 26°
NOV
21° 27°
DEZ
22° 29°
O QUE FAZER EM
Rio de Janeiro
EVENTOS
COMO CHEGAR
INFORMAÇÃO
X
PRONTO
PARA CONHECER?
Comece a planejar sua viagem
adicionando esta experiência à
sua Wishlist. Depois, continue
navegando e criando seu
roteiro para férias
inesquecíveis.
Todos os destinos    A-Z
Pesquisar destino
Destinos por periodo
Minha wishlist
Viagens de seus amigos
Todas as informações
Fechar
FERRAMENTAS
Dicas práticas

no


Política de Privacidade