Belém

A capital do estado do Pará é uma das mais antigas do Brasil e é repleta de atrativos, belezas e encantos naturais.

Belém possui praias e florestas, patrimônios históricos e modernos pontos turísticos. Tudo ornado com a intensidade paraense de cheiros, sabores, costumes, sons e a alegria do seu povo. A capital paraense encanta não só pela riqueza cultural, mas também por ser um prato cheio para os amantes do contato com a natureza. 

Para quem gosta de aventura, uma boa opção são as trilhas pela floresta e os passeios de barco, já que Belém está no coração da região Amazônica. Já imaginou pedalar ou caminhar pela Amazônia paraense e conhecer as paisagens de um ponto de vista totalmente diferente? A Trilha Amazônica Atlântica conecta trilhas em florestas e percursos pelo litoral que permitem explorar todo o potencial ecológico da região. No total, são cerca de 412 km de percurso que se iniciam em Benevides, na região metropolitana de Belém. 

Vitória Régia, Amazonia’s native plant

E para quem busca contato com a natureza sem se distanciar muito dos centros urbanos, o Parque Ambiental de Belém é uma ótima escolha. Por ser uma área de preservação ambiental, o local reserva paisagens incríveis e biodiversidade incomparável. É o programa ideal para os amantes de caminhadas, trilhas e acampamentos. 

Mas se você quer mesmo estar perto da água, algumas ilhas têm praias de água doce incríveis, como a do Mosqueiro. A ilha forma um exuberante balneário e conta com diversas opções de praias que convidam o visitante a relaxar e repor as energias. A praia do Paraíso oferece tranquilidade e infraestrutura na medida certa, enquanto a do Marahu agrada quem prefere um estilo mais rústico. Tudo isso a cerca de 1h30 da capital do Pará. 

Belém é, sem dúvida, um dos destinos brasileiros que possuem atrativos imperdíveis, agradando todos os tipos de turistas. Conhecer a capital paraense é a oportunidade perfeita para mergulhar de cabeça em uma experiência única no coração da Amazônia.

By plane
+55 (91) 3210-6000
The International Airport of Belém receives domestic flights from most Brazilian capitals, as well as international flights.

By bus
+55 (91) 3266-2625
The Belém Bus Terminal operates intercity and interstate lines.

By boat
+55 (91) 3182-9136
The city has an excellent river transport structure. The Port of Belém is interconnected with other destinations in northern Brazil, such as Manaus, Santarém, and Macapá.

By Bus
There are several bus lines serving the city. If you want to find out more about bus routes and timetables, please visit the ViaLoc website.

Personal Vehicles or Rentals
A good way to get around the city and to visit nearby destinations is to rent a car. 

By Boat
Some tourism agencies offer boat rides in which visitors will experience the Amazon Forest, the city’s river shore, some riverside communities, and nearby islands. The most traditional boat tours depart from Estação das Docas (Wharf Station).

Taxis and Ridesharing Companies
One of the options to get around the city comfortably is to use local taxis and ridesharing companies.

Useful Numbers

Pará Tourism Department:
+55 (91) 3110-5000
Tourist Police:
+ 55 (91) 3212-0883
+55 (91) 98123-1178

Military Police: 190
Paramedics: 192
Fire Department: 193

Power Voltage

110V

Clima local

Belém has warm weather all year round, but it also gets lots of rainfall. The wettest months are February, March, and April. The best period to visit the city is between the months of August and November, when there is less rain.